Administração participativa

Administração participativa é uma das chaves para aumentar a competitividade da empresa, buscando melhores resultados a partir da motivação dos colaboradores.

Esta alternativa superior as antigas estruturas de administração, mostra-se cada vez mais eficiente, possibilitando capacitar pessoas a tomar decisões organizacionais melhores.

A inversão de uma estrutura paradigmática, que geralmente funciona no sentido de cima para baixo para uma que conceda aos funcionários mais responsabilidades e liberdade para tomar decisões.

Além de avaliar possíveis problemas, conseguindo desta forma as melhores soluções gerenciais.

A relevância da administração participativa dentro do ambiente corporativo é o tema deste artigo. Continue a ler…

A importância da administração participativa no mundo corporativo atual

Basicamente foi demonstrado que, com a administração onde mais pessoas participam, é possível alcançar melhores resultados.

Afinal, dentro da organização, é natural observar claramente o desejo dos colaboradores em participar ativamente na solução de problemas.

Não é à toa, já que são eles que tem o contato mais direto com a produção, e também uma visão privilegiada dos processos, o que lhes concede bastante potencial para a melhora dos mesmos.

Então podemos dizer que:

… A administração participativa clama pelo envolvimento, tanto de ordem emocional quanto mental de todos envolvidos nos objetivos organizacionais.

Ela permite que pessoas se unam em torno deste objetivo, e assim extrair o potencial de cada um, criando condições para que todos se expressem e se envolvam ainda mais.

Administração participativa: Implementação

Algumas características envolvidas na implementação desse modo de pensar e agir na empresa são:

#Informação

É necessário que se aprimore a comunicação com colaboradores, fornecedores, clientes e todos que tenham envolvimento com a empresa.

#Processo decisório

O trâmite decisório não deve e não pode ser opressivo. Deve envolver consultar pessoas, de forma individual ou em grupos, e ouvir opiniões para assim ter maior visão sobre o problema e encontrar a melhor solução.

#Gestão compartilhada

Significa mais do que participar do processo decisório, mas sim da própria estrutura de poder institucional da empresa;

#Fazer parte dos resultados

Muitas empresas fazem questão de envolver colaboradores na participação dos faturamentos.

Ainda pode-se implementar comissões em cima de vendas e abonos para aqueles que conseguirem bater metas.

Administração participativa: Vantagens

Reunir ideias diferenciadas sobre um mesmo tema, concedendo assim ao gestor visão mais ampla sobre o problema existente.

Assim, é possível vislumbrar o novo. Pensamentos inovadores, de pessoas que possuem diferentes níveis de conhecimento somente enriquece as possibilidades de alcançar os objetivos.

A administração participativa é utilizar o conhecimento de todos da organização, como se montasse um complexo quebra cabeças.

E assim, perceber que o resultado ao final é muito maior que a simples soma de suas partes.

Isto quer dizer que os conhecimentos unidos podem trazer resultados inesperados, por vezes superiores aos alcançados por consultores externos.

Até porque estes consultores podem entender de mercado e de técnicas avançadas de administração, e são bastante úteis.

Mas quem pode compreender melhor o que acontece com uma empresa do que as pessoas que lá trabalham?

Outra vantagem desta visão participativa, é que gera comprometimento.

Ao permitir que colaboradores façam parte dos processos decisórios, acaba fazendo que todos assumam compromisso com os resultados.

Isto é excelente no campo da motivação. Estimular as pessoas a exercerem plenamente o seu potencial aguça a determinação de todos, o que é extremamente positivo.

Em síntese, o que sabemos é que com o mercado cada vez mais competitivo, é necessário lançar mão de novas técnicas de gestão.

E a administração participativa é uma delas. Integrar funcionários nas decisões corporativas só traz benefícios à empresa como um todo.

Qual curso está procurando?

Ensino Regular

Trabalhamos para que todos possam enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso é tão importante ensinar valores primordiais.

Cursos Técnicos

Formamos profissionais com competencias e habilidades em suas áreas de estudos que lhes possibilite enfrentar os desafios relativos às transformaçoes sociais e no mundo do trabalho.

Olá,

Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!

Nao perca a chance de estudar conosco

Sobre Nós

O C.E.B.M. – SÃO MATEUS se preocupa essencialmente com a formação do ser humano, para que possa enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso é tão importante ensinar valores como esperança, solidariedade, justiça, amizade, honestidade, união, dedicação e a vontade de aprender e de construir um mundo de paz.

Links úteis

  • CURSOS
  • BOLSÃO 2019
  • MATRICULE-SE
  • SECRETARIA
  • EVENTOS
  • CALENDÁRIO ANUAL

ON-LINE

  • ESTUDANTE
  • PROFESSOR
  • AMBIENTE VIRTUAL/EAD
  • ATUALIZAR CADASTRO
  • TRABALHE CONOSCO

© 2018 Colégio C.E.B.M. São Mateus. Direitos Reservados. Desenvolvido por: Produz Digital & SIMEJ EAD