Bullying – como lidar com isso na prática docente

Bullying é uma realidade nas escolas do Brasil e do mundo atualmente. A grande questão que fica para os membros do corpo docente é: como lidar com isso.

Certamente não é um tema simples, mas repleto de particularidades que variam de caso para caso, além de ser ainda assunto sensível para educadores, pais e alunos.

Diante disso, vamos neste artigo mostrar algumas maneiras de encarar este problema para garantir um ambiente saudável e acolhedor onde reine aprendizado e busca pelo conhecimento.

O que é Bullying

Ele se caracteriza principalmente pela manifestação de comportamentos agressivos, sejam físicos ou verbais, feitas de maneira contínua e repetitiva por um ou mais estudantes contra um colega ou grupo específico.

É uma das violências que tem maior crescimento em todo mundo, que não ocorre exclusivamente em ambientes escolares.

O Bullying consecutivo leva a outros estágios de comportamento e pensamentos ruins como:

• Isolar-se socialmente;
  • Déficit no desempenho escolar;
  • Surgimento de doenças psicossomáticas;
  • Gerar traumas duradouros;

E, algumas circunstâncias mais extremistas e pessoa pode até mesmo cometer suicídio.

A difamação, menosprezo, separatismo, racismo, chantagem e perseguição marcam geralmente as ações relacionadas a esta intimidação.

Mas, é preciso lembrar que brigas pontuais e discussões, além de ocasionais conflitos não podem ser consideradas Bullying.

As características mais comuns deste assédio são:

• A intencionalidade em ferir, física ou psicologicamente, um alvo;
  • A repetição contínua da agressão;
  • A formação e presença de um público que funciona como espectadores da humilhação;
  • A ocasional concordância do alvo com a ofensa praticada contra ele.

Como lidar com o Bullying na escola?

É necessário que haja uma relação entre corpo docente e aluno que seja aberta e clara.

Para que desta forma, a pessoa que esteja passando pela agressão saiba que tem alguém com quem contar e recorrer.

Toda a equipe pedagógica deve se manter atenta para identificar com rapidez quais são perseguidos e quais são perseguidores antes que a situação se agrave.

Uma providência que pode ser tomada pelos responsáveis da instituição e professores é manter um registro de ocorrência regular e bem organizado.

Isto permite que se tenha uma visão mais clara do que realmente está acontecendo na escola.

Igualmente servirá para identificar focos de problemas, de forma que possa se agir preventivamente.

E também atribuir punições de forma justa e eficiente, de forma que elas não se tornem problema futuro para vítimas de humilhação.

O exemplo também deve ser demonstrado pelos professores para com alunos, colegas de trabalho e funcionários da escola. Isto vale para todos os graus de hierarquia da instituição.

Isso condiz com aquele dito “o exemplo vem de cima”, pois:

… Um membro do corpo docente que ri de alguma zombaria praticada, incentiva ou reproduz este comportamento somente tende a reforçá-lo e incentivá-lo.

Outras atitudes válidas para inibir Bullying na escola

Em síntese, diminuir casos de comportamentos e eventos deste mal, também envolve outras premissas, como por exemplo:

• Incentivar a generosidade, cooperação, respeito e consideração pelas diferenças;
  • Promover campanhas visando à cultura de tolerância e paz;
  • Desenvolver atividades e trabalhos visando que os alunos compreendam e sintam, por meio de interpretação, a posição de diversos papéis envolvidos em um conflito;
  • Manter as portas da direção sempre abertas para conversas com os alunos;
  • Criar um ambiente de colaboração e comunicação dentro de sala de aula e em todas as dependências da instituição.

Já não é de hoje que vemos como o Bullying pode levar a resultados trágicos, entre depressão, suicídio e até mesmo massacres dentro de escolas.

Motivos não faltam para que todo o corpo docente se una contra este mal, propiciando assim uma escola mais segura, onde conhecimento e respeito sejam sempre prioridades.

Qual curso está procurando?

Ensino Regular

Trabalhamos para que todos possam enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso é tão importante ensinar valores primordiais.

Cursos Técnicos

Formamos profissionais com competencias e habilidades em suas áreas de estudos que lhes possibilite enfrentar os desafios relativos às transformaçoes sociais e no mundo do trabalho.

Olá,

Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!

Nao perca a chance de estudar conosco