Ética nas relações de trabalho é importante para garantir a boa convivência de todos dentro do ambiente profissional. Mas o que isso envolve? Veja neste artigo!
No local de trabalho, certamente, se encontram pessoas com as mais diferentes idiossincrasias, posicionamentos, pensamento e que entendem de forma particular e única o mundo à sua volta.
E, ainda assim, estão unidas por um objetivo comum. Por isso a coexistência pacífica é altamente necessária para que funções (no contexto profissional) sejam executadas da melhor forma possível.
Vamos ver no decorrer do artigo, como ter ética no ambiente do trabalho e qual a influência disso tanto para a empresa quanto para o futuro profissional do colaborador.
Entendendo ética propriamente
Na filosofia a compreensão particular do sentido de ética, geralmente é entendida como valores intrínsecos do indivíduo que conduzem seu comportamento.
Então pode-se dizer que a ética é algo pessoal, que envolve:
… ser livre com sabedoria e consciência, exercitando o viver bem com outras pessoas, com liberdade e sempre buscando vida plena e justa.
Reprisando que ética e moral são diferentes. A moral é aprendida na sociedade, seja por meio da família, da educação e dos princípios que regem nossa sociedade.
Já a ética é algo interno, e toda moral, na verdade, acaba se submetendo a um valor ético prévio.
Por isso que é tão importante desenvolver uma ética profissional. É ela que reúne o conjunto de:
- Condutas;
Que auxiliam a conduzir e conscientizar a postura, comportamento e atitude dos profissionais dentro de uma empresa.
Ao certo sabe-se que sem ética profissional não se chega a lugar nenhum.
Isto porque todo indivíduo que, dentro do local de trabalho, demonstra uma conduta ética irreparável consegue conquistar:
- Confiança;
- Respeito;
- Reconhecimento;
Tanto de superiores quanto de colegas e isto, inevitavelmente, fará esta pessoa prosperar na empresa que trabalha.
Princípios da ética nas relações de trabalho
Já definimos que ética é ligada aos valores individuais de cada pessoa.
Contudo, como dentro de uma empresa, diferentes pessoas se reúnem, necessário é estabelecer alguns princípios éticos para regência de relações.
Alguns destes pontos básicos são:
- Paciência;
- Honestidade;
- Humildade;
- Coleguismo;
Sendo assim, entre os apontamentos práticos que podemos fazer com relação à ética nas relações de trabalho temos:
- Trabalho em equipe
Desenvolver o respeito por colegas – que acaba facilitando muito o trabalho em equipe – é fundamental para aumentar o capital intelectual de uma empresa.
É no trabalho em equipe que nossos limites são superados, e as proficiências individuais somadas são capazes de enfrentar desafios com excelência.
- Fofocas
Quando se fala de alguém pelas costas diz mais sobre a pessoa que está falando do que sobre a que está sendo falada.
Nunca nenhum ambiente de trabalho será favorecido por esta prática, e os problemas vem sempre a reboque.
Evite fofocas como parte de sua postura ética dentro do meio corporativo.
- Ouça sempre
Ouvir é sempre importante para tomar as melhores decisões sobre qualquer decisão dentro de uma empresa.
Envolve ter respeito pelos colegas, e daí é possível que surja soluções nunca antes imaginadas.
Neste pequeno, mas importante compêndio sobre ética nas relações de trabalho, podemos perceber:
… Como ter princípios morais é importante e como isso pode influir positivamente na carreira individual de qualquer pessoa.
Por isso, fique atento para sempre manter uma postura ética com vistas a conquistar respeito e confiança.
Porque isso, sem dúvidas, lhe permitirá mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho.