O estágio de enfermagem e sua influência no futuro profissional

O estágio de enfermagem é de suma importância para ajudar a desenvolver competências profissionais de forma mais completa.

É significativo dizermos, primeiramente, que a formação de um profissional não pode ser pavimentada apenas em cima de estudos teóricos.

O conhecimento do espaço de atuação é fundamental para que o aluno de enfermagem (e não apenas ele) expanda conhecimentos e consiga fazer a transição entre teoria e prática.

Sendo assim, neste artigo vamos abordar o que envolve a enfermagem e o tempo de prática chamado de estágio.

Pensando sempre na relevância para a formação completa do futuro profissional desta área.

Estágio de enfermagem: Passo essencial para formação

É natural, devido à alta competitividade, que o mercado exija profissionais bem preparados e com habilidades necessárias para encarar diferentes desafios diários do trabalho.

No curso de enfermagem, o aluno se encontra com a teoria. Porém, às vezes é complicado para este estudante relacionar conhecimento teórico e prática.

Principalmente se não passar por uma vivência, no qual poderá experimentar momentos reais e principalmente ter sapiência para desenvolver uma análise do cotidiano.

Nesse contexto, surge a oportunidade de estagiar, o que é providencial para o crescimento da pessoa que escolheu enfermagem.

Além disso, através do estágio, é possível saber se o estudante está ou não preparado o suficiente para encarar o mercado de trabalho.

O estágio de enfermagem e as relações interpessoais

Outro fator extremamente relevante no estágio de enfermagem é a relação interpessoal.

Essa relação entre pessoas, permite uma melhora significativa do processo de aprendizagem, especialmente nesta área profissional.

Pois, quando se encontra no ambiente de estágio, o aluno acaba tecendo relações com outros colegas e funcionários da instituição no qual está estagiando.

Isto é essencial, pois um dos pilares principais da enfermagem é o trabalho em equipe.

Durante seu estágio, também irá se deparar com diversos sentimentos, que tem a capacidade de ter influência tanto positiva quanto negativa no desempenho.

Ansiedade, medo e outras sensações como empatia pelos pacientes ou com outros profissionais se constituem nesse viés de formação e que podem acompanhar o aluno na experiência do estágio de enfermagem.

Sendo que muitos destes sentimentos, possivelmente, nunca foram experimentados antes, durante o curso.

Benefícios do estágio de enfermagem

Além de extrapolar o conhecimento adquirido no ambiente educacional, outros benefícios podem ser observados, como por exemplo:

• A convivência próxima com colegas de profissão, desde estagiários até funcionários da instituição, mais experientes;
  • A troca de informações e vivências com estas pessoas que possuem maior experiência na área;
  • Oportunidade única de autodescoberta neste campo profissional;
  • Lidar com responsabilidades que lhe são atribuídas;
  • Desenvolver liderança e trabalho em equipe;
  • Possibilidade de exercer autonomia, aperfeiçoando desta forma cada vez mais o seu crescimento como profissional.

Sem dizer que, durante o estágio, o estudante não vai apenas ter contato com atividades ligadas aos pacientes, mas também com todo o procedimento diário de uma instituição de saúde.

Tarefas como gerenciamento e manipulação de objetos e remédios, atendimento a pacientes, e principalmente aprender como tomar decisões no setor lhe serão instruídas.

Por fim, fica claro a importância do estágio de enfermagem no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.

Por isso, é importante que o curso de enfermagem que irá escolher, tenha proatividade e visão ampla, principalmente busque alianças com instituições que proporcionem o crescimento do seu conhecimento, através de um estágio.

Porque será assim que irá se desenvolver completamente, tornando-se um enfermeiro ou enfermeira competente e colaborativo.

Para estágios construtivos e ricos em aprendizagem estude na ………

Qual curso está procurando?

Ensino Regular

Trabalhamos para que todos possam enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso é tão importante ensinar valores primordiais.

Cursos Técnicos

Formamos profissionais com competencias e habilidades em suas áreas de estudos que lhes possibilite enfrentar os desafios relativos às transformaçoes sociais e no mundo do trabalho.

Olá,

Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!

Nao perca a chance de estudar conosco