Práticas socioafetivas são importantes de serem adotadas pelo corpo docente e fazem toda diferença no desenvolvimento educacional.
Pois, de acordo com teóricos da psicologia do desenvolvimento, como Vigotski e Piaget, construção do afeto no dia a dia da escola é tão importante quanto a metodologia de ensino aplicada na classe de aula.
Pois se o desenvolvimento da inteligência é voltado à construção do objeto no mundo físico…
… a afetividade é voltada para elevar a sensibilidade interior do ser humano, bem como, melhorar a convivência social no mundo.
Então vamos entender qual o objetivo da educação afetiva na prática e cotidiano da docência.
Entendo a prática socioafetiva
É necessário, primeiramente, ressaltar a importância da afetividade no cotidiano escolar.
Somente pelo desenvolvimento do afeto é que possível construir uma relação baseada no:
- Respeito;
- Confiança;
- Admiração.
Além de elevar a autoestima e desenvolver a autonomia de todos os estudantes.
Pois, se por meio do afeto a educação for incapaz de propiciar a construção do conhecimento, certamente não será pelo castigo e autoridade que surgirão cidadãos mais coerentes.
Desenvolver a prática afetiva é a ponte pela qual vínculos são formados junto ao estudante.
É isto que vai fazer a diferença para que a criança e o jovem extraiam prazer do aprendizado e entendam que sim:
… Adquirir conhecimento é agradável e faz diferença na nossa vida.
A afetividade na prática docente abrange:
- Percepção corporal, tanto exterior quanto interior;
- Explicação pessoal de experiências, tanto conscientes quanto inconscientes;
- Na definição do estado de humor;
- A formação do caráter.
Sendo assim, colocar na pauta (currículo escolar/plano de aula, etc.) oportunidades para o desenvolvimento destes conceitos – que visam socializar sempre com afetividade – é uma ação crucial para a vida escolar grandiosa.
Visão socioafetiva no espaço de aula
É importante considerarmos e ressaltar que o professor atualmente não apenas é um transmissor de conhecimento, mas sim um mediador na jornada do saber.
Isto exige de todo corpo docente não apenas um amplo conhecimento com relação à sua área de atuação, mas também saber como ser uma pessoa que consiga transmitir conceitos.
Especialmente com relação à:
- Ética;
- Dignidade;
- Valorização da vida;
- Meio ambiente;
Entretanto, também é necessário demostrar a esses estudantes o que é ser um cidadão coerente e coeso.
Informar sobre direitos e deveres sociais, dando-lhes instrumentos para que desenvolvam maior consciência social é uma tarefa eminente a um professor.
Além disso, é fundamental que o professor siga trabalhando diferentes percepções de valorização humana, por exemplo:
- Sempre perceber o outro;
- Compreender a situação que os cerca;
- Respeitar todas as pessoas;
- Aprender a ouvir e ajudar;
- Desenvolver compaixão e empatia.
É preciso que o professor compreenda que o ato de ensinar envolve, além de tudo, humildade. Afinal de contas ninguém sabe tudo.
É necessário encarar que todos que estão na sala de aula passam por aprendizados constantemente.
Outra forma de desenvolver a prática socioafetiva é trazer situações do mundo real para dentro da sala, para assim trabalhar com seus alunos.
A prática socioafetiva deve ultrapassar o espaço escolar
Indo além do espaço físico educacional, o professor também poderá trazer para perto dos estudantes, outras formas interessantes da prática socioafetiva. Como:
- Chamar a família para junto da escola, criando mais vínculos;
- Tentar trabalhar questões complicadas e difíceis de forma mais divertida e descontraída;
- Considerar a vivência pessoal do aluno, questões familiares, lazer e emprego;
- Respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um.
E, para com concluir, sempre é importante ressaltar que:
… Somente através da prática socioafetiva o professor ajuda na transformação de estudantes em cidadãos mais conscientes, mais aptos a encarar percalços da vida no momento atual e futuro.