Práticas socioafetivas – Para que é isso na prática docente

Práticas socioafetivas são importantes de serem adotadas pelo corpo docente e fazem toda diferença no desenvolvimento educacional.

Pois, de acordo com teóricos da psicologia do desenvolvimento, como Vigotski e Piaget, construção do afeto no dia a dia da escola é tão importante quanto a metodologia de ensino aplicada na classe de aula.

Pois se o desenvolvimento da inteligência é voltado à construção do objeto no mundo físico…

… a afetividade é voltada para elevar a sensibilidade interior do ser humano, bem como, melhorar a convivência social no mundo.

Então vamos entender qual o objetivo da educação afetiva na prática e cotidiano da docência.

Entendo a prática socioafetiva

É necessário, primeiramente, ressaltar a importância da afetividade no cotidiano escolar.

Somente pelo desenvolvimento do afeto é que possível construir uma relação baseada no:

• Respeito;
  • Confiança;
  • Admiração.

Além de elevar a autoestima e desenvolver a autonomia de todos os estudantes.

Pois, se por meio do afeto a educação for incapaz de propiciar a construção do conhecimento, certamente não será pelo castigo e autoridade que surgirão cidadãos mais coerentes.

Desenvolver a prática afetiva é a ponte pela qual vínculos são formados junto ao estudante.

É isto que vai fazer a diferença para que a criança e o jovem extraiam prazer do aprendizado e entendam que sim:

… Adquirir conhecimento é agradável e faz diferença na nossa vida.

A afetividade na prática docente abrange:

• Percepção corporal, tanto exterior quanto interior;
  • Explicação pessoal de experiências, tanto conscientes quanto inconscientes;
  • Na definição do estado de humor;
  • A formação do caráter.

Sendo assim, colocar na pauta (currículo escolar/plano de aula, etc.) oportunidades para o desenvolvimento destes conceitos – que visam socializar sempre com afetividade – é uma ação crucial para a vida escolar grandiosa.

Visão socioafetiva no espaço de aula

É importante considerarmos e ressaltar que o professor atualmente não apenas é um transmissor de conhecimento, mas sim um mediador na jornada do saber.

Isto exige de todo corpo docente não apenas um amplo conhecimento com relação à sua área de atuação, mas também saber como ser uma pessoa que consiga transmitir conceitos.

Especialmente com relação à:

• Ética;
  • Dignidade;
  • Valorização da vida;
  • Meio ambiente;

Entretanto, também é necessário demostrar a esses estudantes o que é ser um cidadão coerente e coeso.

Informar sobre direitos e deveres sociais, dando-lhes instrumentos para que desenvolvam maior consciência social é uma tarefa eminente a um professor.

Além disso, é fundamental que o professor siga trabalhando diferentes percepções de valorização humana, por exemplo:

• Sempre perceber o outro;
  • Compreender a situação que os cerca;
  • Respeitar todas as pessoas;
  • Aprender a ouvir e ajudar;
  • Desenvolver compaixão e empatia.

É preciso que o professor compreenda que o ato de ensinar envolve, além de tudo, humildade. Afinal de contas ninguém sabe tudo.

É necessário encarar que todos que estão na sala de aula passam por aprendizados constantemente.

Outra forma de desenvolver a prática socioafetiva é trazer situações do mundo real para dentro da sala, para assim trabalhar com seus alunos.

A prática socioafetiva deve ultrapassar o espaço escolar

Indo além do espaço físico educacional, o professor também poderá trazer para perto dos estudantes, outras formas interessantes da prática socioafetiva. Como:

• Chamar a família para junto da escola, criando mais vínculos;
  • Tentar trabalhar questões complicadas e difíceis de forma mais divertida e descontraída;
  • Considerar a vivência pessoal do aluno, questões familiares, lazer e emprego;
  • Respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um.

E, para com concluir, sempre é importante ressaltar que:

… Somente através da prática socioafetiva o professor ajuda na transformação de estudantes em cidadãos mais conscientes, mais aptos a encarar percalços da vida no momento atual e futuro.

Qual curso está procurando?

Ensino Regular

Trabalhamos para que todos possam enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Por isso é tão importante ensinar valores primordiais.

Cursos Técnicos

Formamos profissionais com competencias e habilidades em suas áreas de estudos que lhes possibilite enfrentar os desafios relativos às transformaçoes sociais e no mundo do trabalho.

Olá,

Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!

Nao perca a chance de estudar conosco